HTTP/1.0 200 OK Cache-Control: no-cache, private Date: Fri, 26 Apr 2024 07:40:21 GMT Blog
  • Seg a Sex: 08:00 a 18:00
  • Ave. Comandante Valodia 106, Maculusso. 948 771 755 / 930 703 362 / 934 550 072

Dermatologia Pediátrica: 7 doenças de pele mais comuns em crianças

A pele de bebês e crianças é mais delicada do que a dos adultos. Urticária, verrugas, impetigo, dermatite atópica... São algumas das doenças e lesões de pele mais freqüentes em crianças. Seus nomes podem chegar a assustar um pouco e muitas vezes por seu desconhecimento não sabemos como agir. Em qualquer caso, é sempre aconselhável consultar um Dermatologista Pediátrico.

Neste blog, contamos-lhe sobre 7 doenças, lesões e formas de pele mais comuns em crianças. Leia até o final!

1. Urticária

Lesão caracterizada por áreas avermelhadas, ligeiramente edematosas e ligeiramente sobrelevadas, que picam muito.

Na infância, as urticárias aparecem geralmente sem motivo, mas em alguns casos são secundárias ao consumo de algum alérgeno, ou estão relacionadas com uma mudança brusca de temperatura (frio calor) ou com uma infecção.

2. Molusco contagioso

Lesões umbilicais sobrelevadas no centro e pequenas. São o fruto de uma infecção por um vírus da mesma família que o vírus da varíola. Podem ser únicas ou múltiplas. Geralmente são assintomáticas, ou geram uma ligeira comichão.

3. Verrugas

Geralmente aparecem em áreas expostas, como as mãos ou os pés. São lesões sobrelevadas, de superfície rugosa, únicas ou múltiplas. Para tratá-los pode-se utilizar crioterapia (induz uma queimadura por frio) ou substâncias que reduzem seu tamanho (como a vaselina salicílica), com um limado posterior.

4. Dermatite atópica

É uma reação alérgica caracterizada por sintomas como: Pele seca, Vermelhidão, Rachaduras, Coceira. A dermatite atópica geralmente ocorre mais em bebês, entre 2 e 6 meses de idade, embora possa aparecer em qualquer fase da vida.

À medida que a criança vai crescendo as lesões vão mudando de forma e aparecem em diferentes lugares. O mais comum é que eles aparecem no couro cabeludo, rosto, tronco, cotovelos e joelhos quando eles são bebês enquanto na infância e primeiros anos de adolescência, as lesões aparecem nos pés, áreas flexoras (dobra anterior do cotovelo, dobra posterior do joelho) e no seu pescoço.

5. Impetigo

O impetigo é uma infecção bacteriana altamente contagiosa, que geralmente aparece em uma porta de entrada. A porta de entrada pode ser uma picada de inseto, uma pequena ferida, etc. Caracteriza-se por crostas amarelas ou douradas que costumam aparecer na face, parte superior do tronco e nos braços. No caso das crianças também pode aparecer na área do nariz. Esta infecção prolifera mais quando aumentam as temperaturas, e as crianças começam a recorrer à praia ou piscinas.

6. Pé de atleta

É muito comum em crianças que praticam desporto com assiduidade. É uma lesão eritemato-descamativa, com tendência ao aparecimento de fissuras, e que aparece entre os dedos dos pés, bem como na borda destes. É produzido pela maceração do suor, e geralmente associa uma infecção fúngica, pois a umidade favorece o crescimento destes germes.

Esta lesão pode exsudar um material líquido amarelado. A criança, quando coçada, pode induzir uma infecção secundária da lesão.

7. Psoríase

Esta é uma doença crônica autoimune da pele, que se caracteriza pelo aparecimento de placas sobrelevadas de cor avermelhada, com superfície descamada (parece como se tivessem na superfície um pouco de farinha). As lesões são geralmente desconfortáveis, porque picam ou doem, e podem ser distribuídas por diferentes áreas do corpo.

 Qualquer sintoma suspeito que observes na pele do teu filho, não hesites em ir ao teu dermatologista.

 

Comentários

Não existem comentários

cmmaximaround_icon Publicar um coméntario