cmmaxima
  • Seg a Sex: 08:00 a 18:00
  • Ave. Comandante Valodia 106, Maculusso. 917 753 834/930 703 362 | Condomínio Dolce Vita, Predio C2, Talatona. 948 771 755

Nossos Serviços

Conheca como podemos ajuda-lo

cmmaximadermatologia-600623a89e417.png

DERMATOLOGIA

cmmaximaitem.image

MOLUSCOS CONTAGIOSOS

O que são moluscos contagiosos?

Tem a aparência de verrugas ou herpes. É uma infecção viral que causa pápulas umbilicadas pequenas, cristalinas, brilhantes e translúcidas, irritação e erupção cutânea. Ao coçar a área afetada o vírus começa a se espalhar através da pele e, como resultado, pode se espalhar por todo o corpo. Antes do aparecimento de sintomas, visite imediatamente um dermatologista.

Propagação

É transmitida por contato individual. É fundamental evitar compartilhar objetos pessoais como toalhas, chinelos e roupas. As piscinas também podem transmitir a doença. Em piscinas aquecidas, o problema pode ser ainda mais frequente porque o calor e a humidade favorecem o seu desenvolvimento.

O aspecto do molusco contagioso         

Aparecem pequenas bolhas na pele, com uma cor mais clara que esta. Cada bolha parece uma verruga, redonda, firme e com cerca de 1-5 milímetros de diâmetro.

Se pressionar a ampola, sairá um líquido esbranquiçado. Na maioria dos casos, aparecem menos de 20 moluscos em cada pessoa. Às vezes aparecem em várias partes da pele em pequenos grupos. Qualquer parte do corpo pode ser afetada, mas é muito raro que apareçam moluscos contagiosos nas palmas das mãos e pés.

Causas do molusco contagioso

É causado por um vírus que se transmite através do contato entre a pele de pessoa a pessoa. Também pode ser infectado ao tocar em coisas que foram previamente infectadas com o vírus, como toalhas, panos ou outros objetos.

Uma vez infectado com moluscos contagiosos, a vermelhidão pode se espalhar para outras partes de sua pele.

A maioria das pessoas são imunes ao vírus do molusco contagioso, mas o risco aumenta devido à falta de higiene, um sistema imunitário enfraquecido e em climas muito quentes.

O molusco contagioso pode afetar qualquer pessoa de qualquer faixa etária, no entanto, 8 de cada 10 casos de molusco contagioso ocorrem em pessoas menores de 15 anos, a maioria dos casos em crianças de 1 a 4 anos. 

O molusco contagioso é grave ou perigoso?

Embora não seja doloroso nem severo, o molusco contagioso pode deixar um pequeno orifício na área afetada ou clarear a pele nessa área.

Às vezes, a pele perto do molusco contagioso é infectado com bactérias e pode ser tratada com antibióticos.

Se você tem muitos moluscos contagiosos (centenas), ou a área afetada é maior do que o normal, pode ser um sinal de imunodeficiência, como resultado da quimioterapia ou infecção pelo vírus da AIDS.

Depois de um episódio de molusco contagioso ter desaparecido, deve ser imune ao vírus e qualquer nova situação de molusco contagioso será mais rara.

Prevenção da infecção por moluscos

A possibilidade de transmitir o vírus do molusco contagioso a outras pessoas é pequena e nada grave ou perigosa. Como tal, não há necessidade de manter as crianças que sofrem de moluscos contagiosos fora da escola, ou longe de piscinas públicas, ginásios ou outras crianças.

Para reduzir a possibilidade de transmissão do vírus do molusco contagioso a outros, recomenda-se a não partilha de toalhas, água de banho ou outros objectos tocados por pessoas com moluscos contagiosos. Também evite contato direto (entre peles) com outras pessoas.  Incentive as crianças a não coçar o molusco, já que isto aumenta o risco de se propagar. O molusco é contagioso até que não tenha desaparecido.

Tratamentos de moluscos contagiosos:

Existem alguns tratamentos, no entanto, você pode nem sequer precisar de tratamento, uma vez que o molusco contagioso desaparece em 12 a 18 meses. Estes tratamentos são:

·  Nitrogênio líquido: pode ser recomendado por um médico se acredita que lhe dará mais possibilidades de recuperação. As bolhas são congeladas para que não se repitam. Este tratamento é geralmente doloroso.

·  Produtos naturais: certos produtos de tratamento de moluscos contagiosos naturais também podem ser usados para ajudar a removê-los geralmente, esses produtos naturais são usados diretamente na pele, para melhor absorver e tratar a infecção mais rapidamente.

 

Médicos Associados

cmmaximamedical_appointment_form