HTTP/1.0 200 OK Cache-Control: no-cache, private Date: Tue, 19 Oct 2021 12:40:44 GMT Blog
  • Seg a Sex: 08:00 a 18:00
  • Ave. Comandante Valodia 106, Maculusso. 917 753 834/930 703 362 | Condomínio Dolce Vita, Predio C2, Talatona. 948 771 755

Alopecia por tração: cuidado com o seu penteado!

Sabia que penteados muito apertados, como as tranças, podem causar alopecia? Conhecida como alopecia por tração, esta queda de cabelo localizada afeta principalmente as mulheres de pele negra ou mestiça, com cabelos frisados ou crespos.

A revista norte-americana "International Journal of Dermatology" realizou um estudo que demonstrou que 11% das mulheres negras seriam afectadas pela perda de cabelo, contra 5% das mulheres de origem caucasiana.

Qual é a causa? 

É muito mais freqüente nos cabelos frisados ou crespos a realização de tranças e a colocação de extensões capilares. Nestes processos, o cabelo  sofre trações que, quando são muito repetidas, terminam por ter um impacto direto sobre o folículo piloso, a base onde nasce e assenta o cabelo, porque afastam pouco a pouco a fibra capilar de sua raiz.

Alguns casos conhecidos deste padecimento são Naomi Campbell que depois de anos de uso extensões chegou a mostrar sinais evidentes de perda de cabelo, também aconteceu com a famosa tenista Serena Williams, que esticava demasiado o cabelo.

Mas atenção! Ninguém está livre de sofrer este tipo de alopecia parcial. Aqui não influem a predisposição genética ou o estado de saúde. É suficiente que haja condições de extrema tensão como o rabo de cavalo, o laço de bailarina, as tranças jamaicanas ou as extensões, especialmente se for mantido e repetido com frequência.

Resultado?


A alopecia por tração gera uma queda de cabelo localizada, muitas vezes ao nível das têmporas e da testa, onde os cabelos são mais finos e, por conseguinte mais frágeis.

 

Pode resolver com os tratamentos caseiros a queda de cabelo?

O uso de seu cabelo solto ainda é o tratamento natural ideal para combater a alopecia por tração. Se precisa prender o cabelo, pense em não apertar muito e de preferência usar um punho de tecido em vez de um elástico muito apertado.

Se gosta de usar perucas, pode dar uma pausa cada vez ao cabelo. Até a famosa modelo Naomi Campbell faz isso. Massagear o couro cabeludo ao soltar o cabelo, remover as extensões ou remover a peruca, ajuda a reativar o fluxo sanguíneo e exerce um efeito calmante da dor.

O melhor é consultar com o médico especialista em Dermatologia de forma precoce para poder identificá-la corretamente e instaurar tratamento. Apanhada a tempo, este tipo de alopecia é reversível desde que se evite aquilo que a está causando.

Se as causas não forem evitadas e não for introduzido qualquer tipo de tratamento, podem ocorrer áreas de alopecia cicatrizal (cicatrização irreversível e uma área em que o cabelo nunca mais volta a crescer).

Comentários

Não existem comentários

cmmaximaround_icon Publicar um coméntario