HTTP/1.0 200 OK Cache-Control: no-cache, private Date: Mon, 29 May 2023 19:46:37 GMT
Diagnóstico e avaliação de doenças do coração e do sistema cardiovascular.
A maioria das DCV podem ser prevenidas com mudanças nos hábitos de vida.
Pessoas com doenças cardiovasculares, ou aquelas em alto risco para o desenvolvimento destas, necessitam detecção precoce dessa tendência e monitoramento apropriado envolvendo tanto o aconselhamento quanto o uso de fármacos, se necessário.
A cessação do tabagismo, a redução do uso de sal na dieta, o consumo de frutas e vegetais, a prática regular de atividade física e o uso consciente do álcool demonstraram grande redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Além desses, o tratamento da diabetes, da pressão alta (hipertensão) e da dislipidemia (alteração dos níveis de colesterol e triglicerídeos) também são necessários na prevenção de infartos e de AVCs.
Muitas das DCVs não produzem sintomas até o momento em que se tornam um problema eminente de saúde, como o infarto agudo do miocárdio. Por este motivo a prevenção é o melhor modo de evitar uma complicação.
O IAM e o AVC são as doenças cardiovasculares que necessitam de imediata resolução e devem ser identificados assim que começam a demonstrar sinais de complicação.
Infarto Agudo do Miocárdio:
Além desses, a pessoa também pode apresentar dificuldade para respirar; náuseas e vômitos; sensação de desmaio; sudorese fria; palidez. Mulheres apresentam, mais comumente, sinais como: dificuldade para respirar, náuseas, vômitos, dor nas costas e na região da mandíbula.
Em relação ao acidente vascular cerebral, o mais comum sintoma é fraqueza súbita de músculos da face, braço ou perna, ocorrendo, em maior parte, em um lado do corpo.
Outros sintomas incluem:
Uma pessoa que apresente esses sintomas deve procurar atendimento médico imediatamente.