cmmaxima
  • Seg a Sex: 08:00 a 18:00
  • Ave. Comandante Valodia 106, Maculusso. 917 753 834/930 703 362 | Condomínio Dolce Vita, Predio C2, Talatona. 948 771 755

Quando visitar um ginecologista?

Quando falamos aos nossos pacientes sobre o check-up ginecológico, muitos pensam que é apenas para mulheres que têm uma doença ginecológica detectada ou que só deve ser feito no caso de mulheres com mais de 45 anos. Mas não é assim... Um chekup ginecológico deve ser feito a cada ano, nas mulheres que iniciaram a vida sexual.

 O check-up ginecológico é um dos estudos mais importantes para as mulheres, porque permite prevenir uma das doenças que ataca com maior fatalidade uma mulher: o cancro do útero.

Normalmente não existem primeiros sintomas do câncer de colo do útero, sendo que a maioria dos casos é identificado durante o exame de papanicolau ou apenas nas fases de câncer mais avançado. Assim, além de se saber quais os sintomas do câncer de colo do útero, o mais importante é fazer frequentemente consultas no ginecologista para realizar o papanicolau e iniciar o tratamento precoce, caso seja indicado.

 

Porém, quando provoca sintomas, o câncer de colo do útero pode causar sinais como:

 

·        Sangramento vaginal sem causa aparente e fora da menstruação ou durante o acto sexual.

·        Corrimento vaginal alterado, com mau cheiro ou coloração marrom, por exemplo.

·        Dor abdominal ou pélvica constante, que pode piorar ao usar o banheiro ou durante o contato íntimo.

·        Vontade de urinar mais frequente, mesmo durante a noite.

·        Perda rápida de peso sem estar fazendo dieta.

 

Já nos casos mais grave, em que a mulher apresenta um câncer de colo de útero avançado, ainda podem surgir outros sintomas como cansaço excessivo, anemia, dor e inchaço nas pernas.

 

Estes sinais e sintomas também podem ser causados por outros problemas, como candidíase ou infecção vaginal, podendo não estar relacionado com o câncer, sendo assim aconselhado consultar o ginecologista para fazer o diagnóstico correto.

 

Por isso, o melhor conselho da nossa ginecologista é fazer um check-up para descartar e prevenir qualquer tipo de alteração além dos sintomas que possa ter, pois algumas doenças causadoras do câncer de útero, como o HPV, não apresentam sintomas aparentes.

 

 

  • 04/03/2021
  • sem comentários

Comentários

Não existem comentários
Conecte-se para comentar

Últimas notícias

Notícias mais lidas

Últimos Comentários

Testemunhos