Envelhecimento da pele

A luz solar é uma das principais causas do envelhecimento da pele. Você pode se proteger se ficar fora do sol quando for mais forte, usar protetor solar com fator de proteção (FPS) de 15 ou mais, usar roupas de proteção e evitar lâmpadas e espreguiçadeiras. Fumar cigarros também contribui para rugas. As rugas aumentam com o número de cigarros e com o número de anos que uma pessoa fuma.

Muitos produtos anunciados revitalizar a pele ou reduzir as rugas, mas a Food and Drug Administration (FDA) aprovou apenas alguns deles para a pele danificada pelo sol ou envelhecimento. Existem vários tratamentos para hidratar a pele seca e reduzir o aparecimento de manchas de idade.

MUDANÇAS PARA O ENVELHECIMENTO

Com o envelhecimento, a camada externa da pele (epiderme) torna-se mais fina, mesmo quando o número de camadas de células permanece inalterado.

A quantidade de células contendo pigmento (melanócitos) diminui. Os restantes melanócitos aumentam de tamanho. A pele envelhecida parece mais fina, pálida e transparente (translúcida). Grandes manchas pigmentadas, incluindo manchas de idade, manchas de fígado ou lentigos, podem aparecer em áreas expostas ao sol.

Alterações no tecido conjuntivo reduzem a resistência e elasticidade da pele. Isso é conhecido como elastose. É especialmente visível em áreas expostas ao sol (elastose solar). Essa condição produz a aparência coriácea, deteriorada pelo clima, que costuma ser vista em fazendeiros, marinheiros e outras pessoas que passam grande parte do tempo ao ar livre.

Os vasos sanguíneos da derme se tornam mais frágeis. Isso leva a hematomas, sangramento sob a pele (muitas vezes chamado de púrpura senil), hemangiomas capilares e condições semelhantes.

As glândulas sebáceas produzem menos óleo à medida que você envelhece. Os homens experimentam uma diminuição mínima, com mais frequência, após os 80 anos de idade. As mulheres produzem gradualmente menos óleo após a menopausa. Isso pode tornar mais difícil manter a pele húmida, o que causa ressecamento e coceira.

A camada de gordura subcutânea se afina, por isso tem menos isolamento e amortecimento. Isso aumenta o risco de lesões na pele e reduz a capacidade de manter a temperatura corporal. Porque você tem menos isolamento natural, você pode sofrer de hipotermia no tempo frio.

Alguns medicamentos são absorvidos pela camada gordurosa. Perder essa camada muda a maneira como esses medicamentos agem.

As glândulas sudoríparas produzem menos suor. Isso torna mais difícil ficar legal. Seu risco de superaquecimento ou insolação aumenta.

Neoplasias como papilomas cutâneos, verrugas , manchas ásperas (ceratose) e outras manchas são comuns em pessoas idosas.

Mudanças faciais com a idade

A aparência do rosto e pescoço geralmente muda com a idade. A perda do tônus muscular e o afinamento da pele dão ao rosto uma aparência flácida ou caída. 

A pele também seca e perde a camada subjacente de gordura, de modo que o rosto não tem mais uma superfície lisa e gorda. Até certo ponto, as rugas não podem ser evitadas; no entanto, a exposição ao sol e o tabagismo provavelmente os fazem desenvolver mais rapidamente. O número e tamanho de manchas e manchas escuras no rosto também aumentam. Essas mudanças na pigmentação são devidas em grande parte à exposição solar.

Dentes ausentes e gengivas recuando mudam a aparência da boca, para que seus lábios pareçam enrugados. A perda de massa óssea na mandíbula reduz o tamanho da parte inferior da face e torna a testa, nariz e boca mais pronunciados. O nariz também pode ser alongado um pouco.

As orelhas podem se alongar em algumas pessoas (provavelmente causadas pelo crescimento da cartilagem). Os homens podem desenvolver pelos nas orelhas que ficam mais longos, grossos e mais percetíveis à medida que envelhecem.

As sobrancelhas e os cílios ficam cinza. Como em outras partes do rosto, a pele ao redor dos olhos enruga, criando patas de galo, próximas aos olhos.

A gordura das pálpebras é depositada nas órbitas oculares e pode causar sua afundação. As pálpebras inferiores podem se soltar e os sacos podem se desenvolver sob os olhos. O enfraquecimento do músculo que sustenta a pálpebra superior pode fazer com que as pálpebras caiam, o que pode limitar a visão.

A superfície externa do olho (córnea) pode desenvolver um anel branco acinzentado. A parte colorida do olho (íris) perde a pigmentação, o que faz com que a maioria das pessoas de idade avançada pareça ter olhos cinza-claros ou azuis.


Todos estos efeitos do envelhecimento você pode tratar já que a pele é um órgão mais, de fato o mais extenso de nosso corpo e que esta mais em contato com o meio ambiente, por isso temos de cuidar muito este órgão que permite o intercambio com o meio, por este órgão percebemos centos de sensações.

O tratamento da pele começa a volta dos 25 anos mediante programas medico estético que ajudam a manter muito mais jovem e macia nossa pele fazendo prevenção das lesões solares, a desidratação, regulando a gordura da pele, tratando os poros abertos, o acne, etc.  

A Clínica Máxima tem todos os tratamentos médico estético disponíveis para que você de forma natural disfrute mais tempo de este belíssimo órgão.


Seu médico estético, 

Dra Maxima Rodríguez

Master em Medicina Estética

918 780 460

dramaxima@cmmaxima.com

Comentários (0)

Deixe um comentário