Conheça a importância da nutrição na gestação.

O peso é um fator importante e serve como sinalizador para avaliar o estado nutricional de gestantes e bebês. Existem alguns parâmetros de ganho de peso para realizar esta avaliaçã gestantes com baixo peso podem ganhar de 12,0 kg a 15,0 kg; gestantes que iniciaram com sobrepeso e/ou obesidade podem atingir um ganho de peso de 6,0 kg a 9,0 kg e gestantes com peso ideal podem ganhar de 10,0 kg a 12,0 kg.

Sabe-se que a gestante e o bebê competem pelos nutrientes e calorias, e por este motivo é necessário que as mamães tenham uma alimentação equilibrada em nutrientes para si e para seu bebê. Aquele ditado que diz “mulher grávida deve comer por dois” faz parte do passado e não condiz mais com uma gravidez saudável. Mais importante que consumir muita quantidade de alimentos é priorizar a qualidade que está sendo consumida. A saúde e o peso do bebê ao nascer estão relacionados com o estado nutricional da gestante.

A dieta durante a gestação pretende prover os nutrientes e a energia necessária para o desenvolvimento do feto e da placenta e para o incremento dos tecidos, tais como útero, as mamas, o sangue e a gordura corporal adicional.

Genericamente recomenda-se um adicional na ingestão calórica de 300 kcal / dia ao requerido para manter o peso materno ideal  durante o estado não gravídico.

Quanto às necessidades protéicas recomenda-se um adicional de 30 gramas de proteínas de alto valor biológico, tais como, carnes (principalmente vermelha), ovos, leite, queijo, iogurtes, e produtos contendo grãos integrais.

A necessidade de ferro é de cerca de 75 mg, e é necessária para a expansão do volume sangüíneo materno e para a síntese dos tecidos fetais e placentários.

As necessidades de ácido fólico durante a gravidez estão imensamente aumentadas, normalmente uma suplementação rotineira com ácido fólico parece ser desejável, particularmente em pacientes que já tiveram outras gravidezes.

O sódio é retido como um ajuste fisiológico normal durante a gravidez, porém qualquer limitação de sal deverá ser determinada individualmente.

A gestante antes de ser mãe, é mulher e prima pela boa forma física e por uma tranqüila recuperação, tanto emocional como fisicamente. Para isto é preciso que ela realize uma alimentação adequada durante a gravidez, aliada a uma atividade física e uma orientação adequada sobre aleitamento materno. Assim, com certeza, terá como conseqüência um pré e pós parto mais saudáveis tanto para ela como para seu bebê.
Si deseja uma gravidez feliz com um filho saudável controle o peso.

Para obter mais informações ligue  para nós:

917 753 834 | 930 703 362

Ou visite-nos, estamos em:

Rua Comandante Valodia 106 R/C
Maculusso, Ingombota, Luanda. Angola

Será um prazer atendê-lo.

Comentários (1)

Edson

18/09/2018 Responder
Gostaria de SAber se realizam parto sem dor, e quanto custa

Deixe um comentário