Dicas para uma pele saudável

Uma pele bem hidratada, nutrida e cuidada é válida para ela, mas também para ele e para os pequenos da casa. É uma questão de estética, mas também de saúde. Ao longo dos anos, a pele perde elasticidade, firmeza, hidratação, tom...mas, se desde o início, você ofereceu o melhor cuidado, esses sinais de envelhecimento diminuirão e você pode se orgulhar de uma pele impecável por um longo tempo. Para manter a pele do rosto bonita e saudável é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia.

O primeiro é que você deve conhecer a sua pele, porque o produto com embalagem cor rosa e linda que a sua amiga usa pode ser péssimo para você. Se a sua pele é normal, oleosa, seca ou mista deve escolher o que é recomendado para seu caso. Com um bom diagnóstico você terá a melhor solução para as suas necessidades.

1-Lave seu rosto: Para ter uma pele saudável é fundamental manter o rosto sempre livre de impurezas. A primeira lavagem é recomendável de manhã, eliminando a oleosidade natural produzida durante o sono, e a segunda no fim do dia, retirando impurezas e a maquiagem. Para limpeza use sabonete, se tiver alergias, pele oleosa ou alguma outra condição que precisa de tratamento especial, use um sabonete específico sugerido pelo dermatologista. Se tiver pele oleosa NÃO lave o rosto demais (não melhora a sua condição) porque estimula as glândulas sebáceas. Duas vezes por dia é o suficiente.

2-Tire a maquiagem sempre! -  é um erro que a maioria de nós comete. O ideal é passar o desmaquilhante com um algodão e em seguida lavar com água e sabonete. 

3-Cuide a sua alimentação: O cuidado com a pele começa de dentro para fora por isso uma dieta balanceada é recomendável. Incluir alimentos antioxidantes é essencial para evitar o envelhecimento precoce. 

-Grãos e cereais integrais como o arroz, a aveia e a cevada.

  -Frutas, especialmente aquelas que possuem uma grande porcentagem de água em sua composição porque ajudam na manutenção de uma pele bem hidratada (abacaxi, kiwi, abacate, melancia, melão e pêssego) e também as frutas vermelhas como morango, romã, mirtilo, framboesa e a amora para a prevenção contra a ação dos radicais livres e moléculas que aceleram o envelhecimento cutâneo.

-Tomate (rico em potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C e em licopeno, poderoso antioxidante) 

-Couve:  Além de fibras, possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, niacina e vitamina C. 

-Legumes de cor verde: brócolis e o espinafre são exemplos.

4-Beba água: é fundamental para manter a pele hidratada. Se você não repuser os líquidos dos quais a pele precisa para eliminar toxinas e detritos do organismo, não adianta em nada enchê-la de cremes. 

5-Use proteção solar: o sol é o grande vilão para a pele. Se você quiser mantê-la bonita e jovem escolha um filtro solar adequado ao seu tipo de pele e ao seu local de trabalho. 

      -Primeiro o fator de proteção. Se você trabalha exposto ao sol, dependendo da tonalidade da sua pele, prefira um bloqueador com FPS acima de 30. Se você trabalha em locais fechados com luz artificial, uma base com       FPS 15 é ideal.

      -Depois pense na textura do produto. Para pele oleosa, vale usar filtro air gel, gel-creme ou serum. Pele seca responde melhor a creme ou emulsão cremosa. Além disso, na hora de escolher o produto ideal, deve levar         em consideração se tem alguma doença relacionada à exposição ao sol, como melasma (manchas) e seguir orientações do Dermatologista.

6-Durma as horas necessárias: Uma boa noite de sono é um verdadeiro tônico para a pele, favorecendo a nutrição e a desintoxicação do organismo. 

7-Fique longe de vícios: o cigarro reduze a oxigenação do tecido e, por consequência, agravam problemas como inflamação e ardência. Modere as bebidas alcoólicas.

8-Não se estresse: Ficar tensa nos faz contrair a musculatura facial podendo causar rugas na testa e em torno dos olhos. Alem desso pode causar desequilíbrio em nosso organismo gerando até a incidência de acne.



Comentários (0)

Deixe um comentário